O Relatório Único permite “conhecer melhor as empresas, o emprego e as condições de trabalho” e “constitui um instrumento chave para a definição e execução de políticas públicas, sociais e económicas”.
As empresas que têm trabalhadores por conta de outrem já podem entregar o Relatório Único (RU), referente à informação sobre a atividade social da empresa, tendo um mês para o fazer – até ao dia 15 de abril -, de acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
O prazo para entrega deste documento começou no dia 16 de março e termina no dia 15 de abril.
O RU, recorde-se, “constitui uma obrigação anual, a cargo dos empregadores (empresas com trabalhadores por conta de outrem), com conteúdo e prazo de apresentação regulados na Portaria nº. 55/2010, de 21 de janeiro”, segundo o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP).
Na prática, este documento permite “conhecer melhor as empresas, o emprego e as condições de trabalho” e “constitui um instrumento chave para a definição e execução de políticas públicas, sociais e económicas”.
“Em 2021, cerca de 300 mil empregadores entregaram o seu Relatório Único referente a 2020, com informação sobre as condições de trabalho de mais de 3 milhões de trabalhadores”, segundo o GEP.
As empresas podem submeter o RU aqui.
Depois de submetido, “pode visualizar o seu Balanço Social e o seu Balanço das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, ambos produtos construídos com base nas respostas que deu a diferentes anexos do Relatório Único”.
Fonte: noticiasaominuto.com,