Para garantir que recebe os apoios anunciados pelo Governo no combate à inflação, é necessário ter os seus dados atualizados no Portal das Finanças e na Segurança Social Direta, sobretudo o IBAN.
COMO VAI SER FEITO O PAGAMENTO DOS APOIOS EXTRAORDINÁRIOS?
O apoio extraordinário de 125 euros a cada cidadão não pensionista com rendimentos brutos anuais inferiores a 37. 800 euros ou até 2.700 euros por mês (a 14 meses) e de 50 euros por cada filho até aos 24 anos, serão depositados diretamente na sua conta bancária em outubro, a partir do IBAN registado na Autoridade Tributária (AT) ou na Segurança Social.
Os beneficiários de prestações sociais deverão receber o apoio através da Segurança Social e os restantes contribuintes através da AT.
Se não está incluído em nenhum dos dois casos, seja porque não recebe o suficiente para declarar IRS, seja porque não beneficia de nenhuma prestação social, então terá de comunicar à AT ou à Segurança Social o número da conta bancária na qual pretende receber o apoio, deslocando-se para isso aos balcões destes serviços.
Como atualizar o IBAN no Portal das Finanças?
- Aceda ao Portal das Finanças.
- Inicie sessão com as suas credenciais (NIF e senha de acesso à plataforma).
- Aceda à secção “Reembolsos/IBAN”.
- Aqui, pode registar o seu IBAN pela primeira vez ou alterar/atualizar o que lá está registado.
Como atualizar o IBAN na Segurança Social Direta?
- Aceda ao site da Segurança Social Direta.
- Inicie sessão com as suas credenciais (número da Segurança Social e a palavra-passe).
- Aceda ao menu “Perfil”.
- Aceda ao menu “Conta Bancária”.
- Confirme ou atualize o seu IBAN
Fonte: e-konomista.pt