Já lá vai o tempo em que tratar de assuntos na Segurança Social significava perder uma manhã em longas filas de espera.
Hoje em dia, já pode preencher uma declaração ou efetuar um pedido ao serviço social do Estado sem sair de casa. Neste artigo fica a conhecer que assuntos pode tratar no Portal da Segurança Social direta e ainda como pode aceder e utilizar este serviço.
O Portal da Segurança Social Direta é um serviço online que lhe dá a possibilidade de comunicar com a Segurança Social através da Internet sem a chatice de ter de se deslocar aos balcões de atendimento pessoal, reduzindo o tempo de espera.
Como aceder ao Portal da Segurança Social?
Para aceder ao portal terá, primeiramente, que efetuar o registo que depois lhe dará acesso à sua área de utilizador.
Passo 1: Aceda ao site da Segurança Social Direta através deste link;
Passo 2: Selecione a opção “Efetuar Registo”;
Passo 3: Insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
Passo 4: Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados (nome, data de nascimento, número de Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal (NIF);
Passo 5: Insira dados de contacto (e-mail e contactos telefónicos);
Passo 6: Selecione como quer receber o código de verificação (SMS ou e-mail).
Passo 7: Insira o código de verificação para ativar a sua conta e definir a palavra-passe;
Passo 8: Aceda à sua área de utilizador inserindo o seu NISS e a palavra-passe. Estes serão os dados de que vai precisar para efetuar o login de todas as vezes que quiser aceder ao portal da Segurança Social.
6 Assuntos que pode tratar no Portal da Segurança Social
- Conta corrente
No portal da Segurança Social Direta pode tratar de assuntos relacionados com a sua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade.
Permite-lhe avaliar bem a sua situação atual ao analisar todos os valores que são geridos pela Segurança Social, tal como as respetivas datas a que estão associados. Isto para que perceba bem que tipo de operações estão a ser feitas com o seu dinheiro.
Ao tomar conhecimento da sua situação contributiva, pode, assim, consultar se tem dívidas ou processos em execução fiscal e efetuar o pagamento das mesmas.
Nesta secção pode ainda consultar e alterar autorizações de débito direto, alterar a conta bancária e verificar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a sua situação contributiva.
Caso queira declarar, para efeitos de IRS, os rendimentos que recebe da Segurança Social, também é aqui que o pode fazer.
- Família
O portal da Segurança Social dá-lhe igualmente a a possibilidade de tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, solicitação de e ainda tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possa beneficiar.
Se quiser pedir o estatuto de Cuidador Informal, é nesta secção que deve tratar do processo. Terá de ler bem todos os deveres e direitos que lhe serão apresentados nesta página.
- Emprego
Nesta secção tem acesso ao seu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Pode ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da sua atividade no caso de ser trabalhador independente.
É-lhe dada a possibilidade também de pedir certos apoios financeiros para o combate às dificuldades sentidas devido à pandemia COVID-19. Pode consultar nesta parte os requisitos necessários para estas medidas de apoio disponibilizadas pela Segurança Social.
- Doença
Também é possível tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para pedir baixa médicae respetivo subsídio e obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença(CESD).
É nesta secção que pode consultar o número de dias de subsídio aos quais tem direito, tal como verificar a data que terá para renovar o seu CESD.
- Ação Social
Nesta secção pode solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.
Para o envio das frequências, agora o sistema valida caso a caso, consoante certos critérios de idade, deficiência e dependência. Também aqui é dada a indicação da existência de outras respostas sociais a ocorrer ao mesmo tempo.
- Pensões
Por fim, é ainda possível aceder a simuladores de pensões, efetuar o pedido de reforma, bem como verificar o estado do mesmo, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e ainda tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma.
Fonte: hrportugal.sapo.pt